23 de junho de 2014

Estilo Grunge

Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu no final da década de 1980 no estado americano de Washington, principalmente em Seattle, inspirado pelo hardcore punk, pelo heavy metal e pelo indie rock.
A cultura grunge se destacou exatamente por não estabelecer qualquer tipo de conduta. Os precursores do movimento, especialmente o Nirvana do Kurt Cobain, apenas queriam um espaço para tocar o seu som, sem neuras ou preocupações. No universo fashion, o grunge se caracterizava como uma "antimoda": roupas surradas, cabelos desgrenhados, botas e sapatos desgastados.
Para esta temporada, o estilo deixa de lado seu ar desleixado e fica mais glam. O must da produção fica por conta de peças oversized e muitas sopreposições. Listras, xadrez e gorros completam o visual “sujinho”.Além disso, o segredo é não ter medo de misturar t-shirts estampadas e xadrez com peçashandmade. Camisa de algodão xadrez, jaqueta de couro ecológico, pull de tricô e pantalonas não podem faltar. Para os pés, rasteiras abotinadas, anke boot, espadrilhas e coturnos ficam super no clima.
Os jovens roqueiros representados por Kurt Kobain, vocalista do Nivana e símbolo máximo do visual, vestiam de forma desleixada e rebelde, com muitas sobreposições, camisas xadrezas de flanela, calças jeans destroyed e coturnos. Esse estilo marcou a moda da década de 90.
As roupas comumente usadas pelos músicos grunge em Washington consistia de itens de brechós e típicas roupas (principalmente camisas de flanela) da região, bem como uma aparência geralmente desleixada. O estilo não desenvolve uma tentativa consciente de criar uma moda atraente; o jornalista musical Charles R. Cross disse: "Kurt Cobain era muito preguiçoso para lavar o cabelo", e Jonathan Poneman, da Sub Pop, disse: "Isso [roupas] é barato, durável e é uma espécie de intemporal. Também corre na contramão da estética toda chamativa que existia na década de 1980.
Já o novo Grunge, ressurge com uma nova leitura, menos subversivo, mais delicado e sofisticado. Nessa temporada esse estilo vem com muita força, destacando-se principalmente da combinação e mistura excêntrica de estampas florais com o estilo motociclista, mix de texturas, cores fortes, e inspirações em Kurt Cobain  com sua camisa de flanela xadrez com peles de leopardo e tricôs destonados. 
Os elementos muito presente nessa tendência são os gorros, a camisa xadrez amarrada na cintura, os jeans desgastados, jaquetas de couro, coturnos, tênis estilo All Star e sobreposições, todos em versão chique, uma reinterpretação do estilo dos jovens Grunges dos anos 90, muita atitude e elegância. 
A popularidade do grunge começaria a diminuir em meados da década de 1990. Das grandes bandas que deram vida ao movimento, só estão ativas em 2013: Alice in ChainsMudhoneyStone Temple PilotsSoundgardenThe Melvins e Pearl Jam.


O que acham desse estilo alguém curte ou teria coragem em aderir a ele?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários só sera aceitos depois que eu atualizar o blog.
E comentários ofensivos não sera aceitos aqui.
Espero que gostem do blog e fique a vontade para comentar.